Programa 190

Hora Certa

Previsão do Tempo para São Paulo

Arquivo do portal

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PM de Bauru ganha prêmio ouro por excelência em gestão


Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão (PPGQ)

PM de Bauru ganha prêmio ouro por excelência em gestão
A Polícia Comunitária como prioridade de gestão, uma política voltada para os recursos humanos e a valorização do policial militar. Esses foram alguns dos fatores que contribuíram para que o 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) fosse o grande vencedor do Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão (PPGQ) na categoria Órgãos da Administração Pública. Essa foi a primeira vez na história que um Batalhão Operacional da Polícia Militar Paulista conquista o prêmio em seu grau máximo.
O Batalhão, responsável por 19 cidades no interior e sediado no município de Bauru, tem um currículo invejável. A região é apontada como a segunda área mais segura do Estado de São Paulo. E, entre as grandes cidades, com uma população acima dos 350 mil habitantes, o município de Bauru é considerado o mais seguro do Estado.
Segundo o major Airton Iosimo Martinez, do 4º BPM/I, os baixos indicadores criminais são reflexo de um trabalho conjunto com a comunidade. “A população passou a confiar na Polícia Militar e ela foi a principal beneficiada dessa parceria. A região está mais segura e a qualidade de vida melhorou”. A parceria entre população e polícia é uma das premissas da Polícia Comunitária, em que ambas trabalham juntas para identificar, priorizar e resolver problemas com o objetivo de melhorar a qualidade geral da comunidade.
A região possui cerca de 30 Bases Comunitárias, sendo sete apenas na cidade de Bauru. Cada uma das 19 cidades tem, pelo menos, uma base. Para ter conquistado a medalha ouro – categoria máxima no PPGQ, o Batalhão também investiu na qualidade de vida do policial militar. “O policial trabalha motivado”, ressaltou Martinez.
Um policiamento inteligente, com uma distribuição estratégica dos recursos materiais e humanos e investimento em tecnologia são algumas das outras características que fazem do 4º BPM/I um modelo a ser seguido pelas outras unidades da Polícia Militar.
“Uma comunidade receptiva, aliada a uma gestação voltada para a administração, policiamento e tecnologia geram bons resultados. O comprometimento dos policiais e a localização estratégica do batalhão são outros diferenciais”, destacou o tenente coronel Nelson Garcia Filho, comandante do 4º BPM/I.
O prêmio
Anualmente, o Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) premiam os melhores sistemas de gestão. A iniciativa tem o objetivo de colaborar com as Organizações Paulistas na melhoria dos seus métodos de gestão, na obtenção de bons resultados e na perpetuidade das suas operações.
Para conquistar o prêmio a Polícia Militar de Bauru passou por uma equipe examinadora que acompanhou a rotina da unidade durante quatro dias. Os critérios utilizados são inspirados no modelo do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Com 62 organizações participando do prêmio, a Polícia Militar teve três unidades campeãs. Além do 4° BPM/I receber a medalha de ouro, o 12° BPM/I ficou com a medalha de prata e o 54° BPM/I com a de bronze.
Dandara Colins e Elson Natário - Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário