Comemoração ao 41º aniversário da ROTA
História
Havendo a necessidade da criação de um policiamento enérgico, reforçado, com mobilidade e eficácia de ação, incumbe-se à 2ª Cia de Segurança do Primeiro Batalhão Policial Militar, exclusivamente de Tropa de Choque, a iniciar o Patrulhamento Ostensivo Motorizado no Centro de São Paulo.
Surge então o embrião da ROTA, a Ronda Bancária, que tinha como missão reprimir e coibir os roubos a bancos e outras ações violentas praticadas por criminosos e por grupos terroristas.
Em 15 de outubro de 1970, este “embrião” passa a denominar-se RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR – ROTA. É instalado na sede do “Batalhão Tobias de Aguiar” a central de comunicações com a finalidade de apoiar as viaturas em serviço.
Assim surgiu a ROTA!
Viaturas e Equipamentos
As viaturas são equipadas com rádio transceptor para maior agilidade nas Operações da Polícia Militar com a Base Aguiar ou com as viaturas no policiamento. Como meios de comunicação nas viaturas, contam com rádios e Hts Digitais, tudo coordenado pela Central de Operações, COPOM.
Para o serviço diário nas ruas de São Paulo, as equipes da ROTA dispõem de alguns equipamentos necessários à repressão imediata a ilícitos, nos quais são variados os graus de periculosidade e risco, sendo seu uso selecionado por suas especificações e facilidades de manuseio de acordo com a situação encontrada.
Além destes equipamentos, esta Unidade, como Batalhão de Polícia de Choque, possui materiais de Choque para emprego em missões emergenciais de Controle de Distúrbios Civis. Tais equipamentos têm utilidades tanto para proteção individual como para dispersão de manifestações quando necessários.
Policial da ROTA
Para conseguir otimizar seus serviços, a ROTA depende do aspecto mais importante dentro de sua estrutura: o homem. Diferenciados pelas boinas negras e pelo braçal com a inscrição “ROTA” e o Brasão do Primeiro Batalhão de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”, estes policiais não sentem em suas fardas um grau de superioridade, mas sim um sentimento de bem servir aos preceitos assimilados e aprendidos desde o início de suas carreiras, obedecendo ao juramento por eles prestados em seu ingresso nas fileiras da Corporação.
Com um treinamento constante, uma noção pormenorizada de doutrina em patrulhamento, o que leva à padronização quase total de procedimentos, e um elevado respeito aos ditames de Hierarquia e Disciplina dentro da Polícia Militar, nossos homens buscam em seu dia-a-dia o motivo que faz da ROTA um símbolo de qualidade e um exemplo a ser seguido: a máxima qualidade no emprego de meios para a defesa da sociedade.
Ser de ROTA não é simplesmente usar boina negra e braçal, ser de ROTA é estar investido espiritualmente do amor ao próximo, da abnegação ao serviço policial, da honra e do sacrifício que o patrulhamento ostensivo fardado exige de todo policial militar, ser de ROTA é nunca esquecer o que foi aprendido no Batalhão Tobias de Aguiar, ser de ROTA é dedicar-se de corpo e alma à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Esse serviço Militar esta de parabéns!
ResponderExcluirEu um dia sirvo a Rota Tubias de Aguiar também!
EUU VO SEER ROTA PRA SEMPRE DEZ DE CRIANÇA TENHO ESSE SONHO E DEUS VAI CUMPRIR
ResponderExcluirRota Simbolo de Respeito a vida do cidadão
ResponderExcluirola
ResponderExcluirpor gentileza, gostaria de saber exatamente como funciona a questão de antiguidade absoluta e antiguidade relativa entre pares de mesma graduação no batalhão ROTA, a famosa antiguidade de braçal. desde ja agradeço.
controle fisico da mente controlemental e tvprivacidade... 960252589
ResponderExcluira invasão da mente humana é o maior crime do universo;e esta sendo usado para o mau,tortura exposiçao roubo de informaçoes sigilosas e privilegiadas etc; tenho arquivo,cd,pen drive e impressão...
ResponderExcluirDeus os proteja sempre bravos guerreiros...
ResponderExcluir